Copa das Confederações terá bola exclusiva
A oitava edição da Copa das Confederações será disputada com uma bola que recebeu o nome de "Kopanya", que significa "juntos" em Southern Sesotho, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul.
Segundo a Fifa, esta língua é falada por mais de cinco milhões de pessoas em diversas províncias da África do Sul e também em Lesoto.
"O nome da bola e seu incomum desenho são uma homenagem à equipe anfitriã da competição, na primeira ocasião em que a Copa das Confederações tem uma bola criada especialmente para o torneio", informou a Fifa.
"Kopanya" é um termo que a Fifa considera adequado para contribuir à geração do ambiente prévio à Copa do Mundo, que acontecerá em um ano neste mesmo país.
Os 14 gomos que formam a bola não são costurados, mas, sim, colados por uma ligação térmica. De acordo com o fabricante, esse tipo de procedimento dá maior precisão nos passes e nos chutes. Para os goleiros, essa estrutura oferece maior aderência entre a luva e a bola.
A bola para a atual Copa das confederações foi criada pela empresa de materiais esportivos Adidas, que fornece as bolas oficiais aos torneios da Fifa desde 1970.