terça-feira, 21 de julho de 2009

Aeroporto Viracopos terá modelo para concessão em 11 dias

Aeroportos de Campinas e do Rio de Janeiro foram incluídos no Programa Nacional de Desestatização



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entrega dentro de 11 dias o modelo de concessão para repassar à iniciativa privada a exploração dos principais aeroportos do País, entre eles o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ontem (20), a assessoria de imprensa do órgão garantiu que o estudo está em fase final de conclusão e que o documento será entregue até o último dia deste mês ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A declaração rebate a informação ventilada de que o processo não será finalizado na gestão do petista e que a administração dos aeroportos ficará nas mãos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Em março, o próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, também negou que o governo havia adiado os prazos e que a decisão sobre a concessão ficaria para o segundo semestre. A intenção é terminar a reforma e a ampliação dos aeroportos até a Copa de 2014. Os aeroportos do Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e o de Viracopos foram incluídos no Programa Nacional de Desestatização (PND) do governo federal.

O ministério da Defesa também confirmou, pela assessoria de imprensa, que não houve mudanças com relação ao calendário para os estudos de concessões. A pasta também afirmou que a Infraero não alterou o seu plano de investimento nos aeroportos brasileiros.

O prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), que esteve ontem em Brasília, disse que Lula comentou sobre a ampliação do aeroporto. “O presidente está animado com a expansão. Eu acho muito difícil a concessão não ser viabilizada ainda neste governo. Isso porque tanto o Lula quanto o Serra (José Serra, do PSDB, governador de São Paulo) são defensores da concessão do aeroporto”, argumentou o pedetista.

A Anac analisa dois modelos de concessão. No primeiro, leva quem pagar mais para explorar os serviços e no segundo, que tem a preferência dos técnicos, ganha a concessão quem cobrar a menor tarifa de serviços aeroportuários. A agência é a responsável pela coordenação dos estudos, enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fará a formatação do edital de concessão.

No ano passado, cerca de cinco grandes empresas manifestaram interesse em brigar pela concessão dos aeroportos de Viracopos e do Galeão. Duas empresas aéreas, duas construtoras e um fundo de investimentos informaram que estão dispostos a administrar os aeroportos mais lucrativos do País.

A empresa que vencer a concessão se encarregará das obras necessárias à ampliação dos aeroportos. No caso de Viracopos, o objetivo da modernização é preparar o sítio aeroportuário para ser o maior aeroporto do Hemisfério Sul em médio prazo. A primeira etapa de sua ampliação deverá estar concluída até 2015, o que fará com que a capacidade anual passe para 9 milhões de passageiros. Hoje, Viracopos tem capacidade instalada para movimentar 2 milhões de pessoas por ano.

A entrega para a iniciativa privada dos aeroportos não significará o fim da Infraero porque existe uma predisposição do governo federal de abrir o capital da estatal à iniciativa privada, mas sem que o governo perca o controle da empresa. Seriam transferidos para a iniciativa privada entre 40% e 49% do capital da Infraero. O BNDES está fazendo análises para a reestruturação da empresa, com a elaboração de um diagnóstico da situação atual e um plano de negócios da estatal, a partir do conjunto de aeroportos existentes no País.

A Infraero controla 67 aeroportos brasileiros e tem cerca de 11 mil funcionários próprios e 14 mil terceirizados. Apenas dez aeroportos sob controle da Infraero são lucrativos. A análise da Anac é de que a empresa poderá conseguir manter os demais aeroportos com a receita advinda da concessão dos terminais lucrativos. Uma saída, ainda, para os deficitários, seria abrir parcerias público-privadas.



Requerimento

O deputado federal e presidente da Comissão de Viação e Transportes, Vanderlei Macris (PSDB), é cético quanto à finalização da concessão de Viracopos para a iniciativa privada. “Esse governo mostra muita incompetência no quesito gestão. E isso se reflete em todas as áreas e não apenas quanto aos aeroportos”, disse. Para dirimir dúvidas, o tucano disse que vai protocolar um requerimento de informações em agosto — quando recomeçam os trabalhos na Câmara Federal. “Quero o cronograma e informações sobre esse estudo. Eles terão 30 dias para me responder”, disse Macris.



Fonte: Correio Popular

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO