Cuiabá vai criar comitê local da Copa
A exemplo de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, também Cuiabá quer organizar melhor os preparativos para a Copa de 2014. “Estamos formatando uma agência executora que ficará responsável pelos projetos da Copa”, garante o secretário estadual de Turismo, Yuri Bastos Jorge. Por enquanto, é Jorge quem trata dos assuntos relativos ao mundial.
A criação do comitê é importante para tornar realidade um plano ambicioso da capital matogrossense. “Queremos antecipar o cronograma da Fifa”, declara o secretário. “Vamos tentar resolver todas as pendências e começar as obras antes de fevereiro, prazo estipulado pela federação”, afirma.
Jorge destaca que as maiores preocupações de Cuiabá são com o estádio Governador José Fragelli (o Verdão), centro de treinamento de atletas, espaços para realização de fan fests, mobilidade urbana, aeroporto e turismo. “Consideramos esses aspectos mais importantes, mas todas as exigências da Fifa - como tecnologia de informação, segurança e legado deixado pelo campeonato - serão focadas um a um por grupos de trabalho. Pretendemos cumprir essas instâncias nos próximos três anos e meio”, afirma o secretário.
O Verdão é motivo de discussão antes da criação do comitê. No próximo dia 4 de agosto a transformação do estádio para receber a Copa será tema de uma audiência pública realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur-MT).
De acordo com Jorge, é importante abrir um espaço para sociedade e autoridades debaterem a obra, que está estimada em cerca de R$ 400 milhões. “O objetivo é discutir todos os aspectos da obra, como estudo de vizinhança e licenciamento ambiental”, afirma.
A Fifa estipula que o projeto básico do estádio e os licenciamentos da obra devem estar prontos até 31 de agosto. A audiência pública será às 16h, no salão nobre Secretário Cloves Vettorato, no Prédio do Palácio Paiaguás, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Fonte: Portal da Copa de 2014