Beira-Rio pode ter financiamento do BNDES
Comitê gaúcho busca os R$ 130 milhões para reformar o estádio da Copa em Porto Alegre
O comitê gaúcho da Copa 2014 se reuniu nesta terça-feira (4/8) com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir o financiamento das reformas do Estádio Beira-Rio, arena que pertence ao Sport Club Internacional e servirá de base para os jogos do Mundial em Porto Alegre.
Segundo o secretário estadual da Copa, Paulo Odone Ribeiro, “os técnicos (do banco) puderam tirar suas dúvidas sobre os projetos e os representantes dos estados também detalharam questões técnicas necessárias para preencher as exigências de um financiamento bancário e apresentaram documentos específicos para a construção das arenas”.
Segundo Odone, o comitê apresentou o estudo de viabilidade econômico-financeira dos investimentos, o orçamento detalhado das obras, o licenciamento ambiental e urbano e as fontes de recursos existentes.
A adaptação do Beira-Rio às demandas da Fifa custará ao menos R$ 130 milhões. Segundo o Internacional, as principais fontes de financiamento serão a venda da área do estádio dos Eucaliptos, as receitas com os associados e com a comercialização dos novos camarotes, e parcerias com investidores privados.
Além de Odone, formaram a comitiva gaúcha o secretário-adjunto municipal da secretaria da Copa, Ricardo Gothe, e o vice-presidente de patrimônio do Internacional, Emídio Ferreira.
Além de Porto Alegre, o BNDES conversa com as outras 11 sedes da Copa de 2014 ao longo desta semana.
Fonte: Portal da Copa 2014