quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Brasil vence Estônia e dá recorde ao técnico Dunga

Sem ritmo de jogo, seleção mostrou futebol abaixo da média, mas triunfou com gol de Luís Fabiano, o artilheiro da "era Dunga"


O Brasil derrotou a Estônia por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Tallin, e completou 17 jogos sem perder sob o comando do técnico Dunga. É o novo recorde de invencibilidade da equipe nesta década, quebrando a marca de 16 jogos do técnico Carlos Alberto Parreira obtida entre 2003 e 2004.

Com a grande maioria dos jogadores nitidamente fora de forma, já que estão em início de temporada na Europa, o Brasil mostrou pouca disposição dentro de campo. O time brasileiro também sofreu com a forte, por vezes violenta, marcação da Estônia, que terminou o jogo com um atleta a menos.

O gol do time brasileiro foi marcado por Luís Fabiano, artilheiro isolado da "era Dunga" com 17 gols. Robinho é o segundo goleador do time sob o comando do treinador, com 15 gols, e Kaká vem em terceiro, com 13.

O próximo compromisso do Brasil é o mais complicado desde que Dunga assumiu o cargo. No dia 5 de setembro, a seleção brasileira enfrenta a Argentina, em Rosário, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010. Depois, no dia 9, joga contra o Chile, em Salvador.




O jogo

Os minutos iniciais foram bastante truncados, com marcação forte da Estônia e algumas jogadas violentas que irritaram os brasileiros. A equipe da casa, animada, partiu para cima e chegou a assustar Júlio César em dois chutes de longe, um por cima do gol, outro bem defendido pelo goleiro.

O Brasil se acertou aos poucos e passou a criar mais, quase sempre com Maicon pela direita. O jogo, porém, foi fraco no primeiro tempo, com muita pegada e poucos lances de perigo. A melhor chance brasileira foi de Luisão, que aproveitou cobrança de falta e cabeceou com perigo, para fora.

O gol, aos 42 minutos, aconteceu graças a um vacilo da zaga da Estônia. Kaká e Robinho tentaram jogada na entrada da área, o zagueiro Bärengrub tentou afastar e chutou em cima do meia brasileiro. A bola sobrou limpinha para Luís Fabiano, que bateu colocado e abriu o placar.

O Brasil voltou para o segundo tempo em ritmo lento e só chegou com algum perigo em bolas erguidas para a área. Com a maioria dos jogadores em início de temporada, Dunga resolveu dar folga a alguns titulares e mexeu no time. Entraram em campo Daniel Alves, Júlio Baptista e Diego Tardelli.

As mudanças deram resultado, e o time ganhou fôlego em busca de mais um gol. Ele quase saiu aos 19 minutos, numa jogada que começou com Luís Fabiano. Elano recebeu pela direita e cruzou rasteiro, mas Diego Tardelli não alcançou e a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 34 minutos, mais uma chance clara de gol para o Brasil. Após boa troca de passes na entrada da área, Diego Tardelli fez bom passe e Júlio Baptista recebeu livre, mas bateu por cima do gol.

Antes do final do jogo, Kruglov, que tinha entrado no segundo tempo, foi expulso devido a uma entrada dura em Daniel Alves. Um final emblemático para o jogo, que teve mais jogadas duras do que oportunidades claras de gol.



FICHA TÉCNICA - ESTÔNIA 0 X 1 BRASIL

ESTÔNIA: Pareiko; Jääger, Klavan, Bärengrub e Piiroja; Lindpere (Kruglov), Dmitrijev (Vunk), Puri (Purje) e Vassiljev; Kink (Viikmäe) e Zenjov (Voskoboinikov).
Técnico: Tarmo Ruutli

BRASIL: Júlio César; Maicon (Daniel Alves), Lúcio, Luisão (Miranda) e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Kleberson (Elano) e Kaká (Júlio Baptista); Robinho (Diego Tardelli) e Luís Fabiano (Nilmar).
Técnico: Dunga

Local: A.Le Coq Arena, em Tallin (Estônia)
Data: 12 de agosto de 2009, quarta-feira
Horário: 14h15 (de Brasília)
Árbitro: Martin Ingvarsson (Suécia)
Cartões amarelos: Dmitrijev, Pareiko (Estônia), Lúcio, André Santos, Felipe Melo, Luisão, Nilmar (Brasil)
Cartão vermelho: Kruglov (Estônia)
Gols: Luís Fabiano, 42 minutos do primeiro tempo;



Fonte: IG

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO