sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cobertura não é mais exigência para Arena da Baixada, afirma gestor

Flexibilização da Fifa abre a possibilidade de redução de custos, uma das reivindicações do Atlético



O projeto da Arena da Baixada passou por duas mudanças significativas durante o II Seminário da Fifa (Federação Internacional de Futebol) com as cidades-sedes. Para receber os jogos da Copa de 2014, o estádio curitibano deverá ter 41.700 assentos, 500 a mais que no projeto original, mas poderá dispensar a construção da cobertura, um dos itens mais caros da obra.

“A cobertura deixou de ser uma exigência da Fifa. Mesmo sem esse item a Arena se credencia para sediar a Copa das Confederações e jogos até as quartas de final da Copa do Mundo”, afirmou Luiz de Carvalho, gestor da cidade-sede. A decisão, que não é definitiva, deixa em aberto a possibilidade de redução dos custos do estádio, uma das reivindicações do presidente do Atlético Paranaense, Marcos Malucelli. Em julho, o dirigente afirmou que o clube não bancaria sozinho os R$ 138 milhões para adequar o estádio às demandas da Fifa.

Segundo o arquiteto Carlos Arcos, que assina o projeto de reforma da Arena e também esteve presente na reunião, a Fifa acenou apenas com uma “flexibilização” da necessidade de cobertura total do estádio. “A Fifa está flexibilizando a necessidade de haver cobertura em determinados lugares do estádio. Mas não houve mudança em relação ao projeto original”, afirmou Arcos.

A reunião dos representantes de Curitiba com a Fifa aconteceu na tarde de ontem (20/8), no Rio de Janeiro. Além da flexibilização em relação à cobertura, a entidade pediu a ampliação da capacidade da Arena para 41.700 assentos, 500 a mais que o previsto no projeto original.

Outra mudança atinge a área de TV Compound, onde ficam os equipamentos de geração de imagens para televisão. Este setor será realocado para a fachada da Rua Coronel Dulcídio, aproximando ao estádio o estacionamento dos caminhões de transmissão.



Fonte: Portal da Copa 2014

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO