segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vencedor de licitação do trem-bala terá de oferecer contrapartidas

Espanha, Itália, Japão e Coreia do Sul concorrem para a instalação do TAV no Brasil



O governo brasileiro vai exigir contrapartidas do país que vencer a licitação do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. O projeto de R$ 34,6 bilhões deverá ser concluído até a Copa do Mundo de 2014.

Após observar o lobby do ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos, em favor de duas companhias de seu país, o chanceler Celso Amorim imediatamente cobrou a abertura do mercado europeu às empreiteiras brasileiras.

"Nossas empresas de construção enfrentam obstáculos para atuar em obras na União Europeia, em contradição com a presença de companhias espanholas na construção e gestão de rodovias brasileiras", constatou Amorim, durante entrevista à imprensa. "Quando se encontra um mercado fechado, há sempre a tendência de adotar uma atitude de reciprocidade, embora isso não seja positivo para nenhum dos lados", lembrou.

Moratinos fez uma reunião na última quarta-feira (29) em Brasília com representantes de 20 empresas espanholas. Entre elas estavam a Companhia Auxiliar de Ferrovias (CAF) e a Talgo, ambas fabricantes de trens de alta velocidade.

"Sabemos que a concorrência será dura. Mas há vontade política e financeira da Espanha em participar desses projetos", afirmou, ontem (30), a jornalistas brasileiros. "O trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro é muito atraente para a Espanha, que será o país com mais serviço nesse campo por habitante em 2012", completou.

Além da Espanha, concorrem pela instalação do trem-bala no trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro pelo menos outros três países : Itália, Japão e Coreia do Sul. A licitação envolverá também a transferência de tecnologia, que será centralizada em uma empresa ou instituto público e repassada à empresa privada que tocará as obras.

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO