Arena da Baixada completa 10 anos e projeta jogos para Copa
A Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, completa 10 anos nesta quarta-feira. A comemoração ganhou até camisa especial com a logo do estádio e a estampa "Arena 10 anos".
Fruto de um projeto tido como ousado, o estádio antigo, Joaquim Américo, foi colocado abaixo em 1995, quando o clube era presidido por Mário Celso Petraglia. Dois anos depois, o torcedor atleticano pôde voltar a sentar nas arquibancadas da Baixada.
A inauguração da nova da praça esportiva foi no dia 24 de junho de 1999 com um amistoso contra o Cerro Porteño, do Paraguai, que atraiu mais de 30 mil torcedores. O Atlético alcançou sua primeira vitória na nova casa, 2 a 1. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Lucas, hoje no Gamba Osaka, do Japão.
Em dez anos, foram 346 jogos, com uma esmagadora vantagem nas vitórias, com 62,1% de aproveitamento. Jogando em seu território, são 215 vitórias, 74 empates e apenas 56 derrotas desde a inauguração.
Agora, o torcedor atleticano se prepara para ver uma nova fase da sua casa. Foi uma década de espera para que as obras de conclusão fossem retomadas.
Até o próximo mês, a diretoria deve entregar o primeiro anel no setor Brasílio Itiberê, que elevará a capacidade do estádio para 28 mil pessoas. Mas as obras não param por aí.
Estádio escolhido em Curitiba para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, a Arena da Baixada continuará em transformação. A mudança será ainda maior. Apesar de ser uma das praças mais modernas da América Latina, o local ainda está longe do ideal exigido pela Fifa.
O projeto para a Copa prevê um estádio para receber 41.375 torcedores, com estacionamento para 1.908 carros e uma andar inteiro apenas para a imprensa, com capacidade para até 2.500 profissionais.
Para concluir a remodelação serão investidos mais de R$ 138 milhões.
Fonte: TERRA