domingo, 14 de junho de 2009

Desconhecido, Egito prega coragem e fé em 'zebra' contra o Brasil

Entre os rivais da primeira fase na Copa das Confederações, o Egito é provavelmente a seleção que menos oferece informações ao Brasil de Dunga. Pouco se sabe sobre o time e seus jogadores, além do fato de que é o atual bicampeão da Copa Africana de Nações.

VOCÊ SABIA?
Brasil e Egito não têm um histórico de duelos extenso. As duas equipes se enfrentaram apenas quatro vezes, indicam os registros da Fifa, sempre em partidas amistosas (todas elas disputadas entre 1960 e 1963). Em um desses confrontos, o ídolo das Copas do Mundo Garrincha marcou seu primeiro gol na seleção brasileira.


Do lado brasileiro, os jogadores admitem não estarem munidos ainda de elementos para estudar o primeiro rival no torneio na África do Sul, em condições distintas dos confrontos seguintes, contra Estados Unidos e Itália.

O Egito exporta poucos atletas para a Europa e atualmente não tem nenhum grande destaque em clubes desse continente (de relevante, apenas a presença do atacante Mohamed Zidan no elenco do Borussia Dortmund-ALE). Do grupo da Copa das Confederações, 19 jogam no próprio país.

Por sua vez, do lado egípcio, existem duas palavras de ordem: fé e coragem. Os campeões africanos acreditam que estarão derrotados de cara se começarem o jogo com medo do Brasil e sua lendária fama nos campos. Também apostam no elemento surpresa para, em pretensões modestas, arrancar pelo menos um empate do time de Kaká, Robinho e companhia.

"Sabemos que o Brasil está no topo, sabemos da diferença técnica, mas não temos medo. No futebol tudo é possível. Temos condições de mostrar a evolução do futebol africano e, com sorte, conseguir um bom resultado, como um empate", diz o técnico Hassan Shehata após o treino deste sábado em Bloemfontein.

"O futebol é o jogo das surpresas. Não se pode dizer o resultado antes de um jogo", declarou o goleiro Essam al-Hadary, que disse levar ao confronto a experiência do duelo contra Alexandre Pato no Mundial de Clubes de 2006, no jogo entre Al Ahly e Internacional (sofreu um gol do brasileiro).

Antes do jogo, a expectativa na seleção brasileira é a realização de uma palestra com vídeo para apresentação de detalhes sobre o rival da estreia. "Não conhecemos nada sobre eles, mas até o jogo devemos conversar com o Dunga e ver algo na preleção sobre as armas deles", disse o atacante Luís Fabiano.

A seleção brasileira estreia na Copa das Confederações na próxima segunda-feira, às 11h (horário de Brasília), contra o Egito, no Free State Stadium, na cidade de Bloemfontein.

O Brasil integra o grupo B da Copa das Confederações e, além do Egito, enfrenta na primeira fase as seleções de EUA e Itália. As duas melhores equipes da chave avançam às semifinais.

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO