sábado, 13 de junho de 2009

Joel Santana: não adianta fazer promessa, deixa a bola rolar

Joel Santana às vésperas da estréia na Copa das Confederações, dia de reconhecimento do gramado do palco do jogo. Mídia local e mundial aguardam o treinador brasileiro no Estádio Ellis Park. Os ares já sopram diferente em Johannesburgo... Nem tanto para o "velho" Joel.

O treinador da seleção sul-africana caminha sem pressa pelos corredores fechados do estádio. Ao entrar na sala de entrevistas, dezenas de flashes. Joel sorri e dá boa tarde a todos. Resmunga alguma coisa indecifrável enquanto tenta operar o aparelho de tradução simultânea. Depois relaxa e tira de letra.

"No futebol não adianta fazer muita promessa, tem que deixar a bola rolar", resume já ao final do bate-papo o brasileiro. A estréia será neste domingo, às 11h (de Brasília), contra o Iraque. Até agora, 85% dos ingressos para o jogo já foram vendidos.

"Não tenho dúvida que isso vai fazer diferença, principalmente se a nossa equipe corresponder. O nosso público está muito esperançoso. Estão vendo o esforço de todos os dias. A torcida dá aquele calor humano, aquele espírito. Com certeza haverá presença em massa. Aqui o torcedor é diferente, apóia muito", conta Joel.

O treinador faz discurso agregador. "Tem um padrão de jogo bom. É um teste internacional, teremos pela frente equipes bem preparadas. Queremos participar dessa festa também... Acho que temos que ter otimismo. Os jogadores têm que ter convicção. É um momento muito importante para África, para o nosso país".

Por que faz questão de falar "nosso país", Joel? "Como tudo na vida, a primeira coisa que você tem que ter é o respeito e o profissionalismo. O apoio das pessoas é muito importante. Passamos momento de dificuldades, quando chegamos. A equipe não estava bem. E futebol não se faz sozinho, tem que ter as pessoas certas ao seu lado. Por isso falei assim... Nunca passei dificuldade ou fui ameaçado. Em nenhum momento não tive certeza daquilo que foi programado. E agora vamos ter um teste para ver como estamos".

Ao final da entrevista, o aviso geral. A África do Sul já caminhou brevemente pelo campo e cumpriu antecipadamente o protocolar treino de reconhecimento do gramado. Joel dá tchau para todos e sai. Caminha lentamente de volta para o ônibus. Puxa uma longa fila nos corredores do estádio. Sempre na mesma calma.

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO