segunda-feira, 27 de julho de 2009

Especialistas defendem melhores ônibus para Copa 2014

Nem Metrô de superfície nem em túneis subterrâneos. Corredores de ônibus com estações que cobrem passagem antes do embarque e alta freqüência de veículos seriam a alternativa mais viável para os turistas que visitarem as cidades-sedes o País na Copa do Mundo de 2014.


Dois dos maiores especialistas em mobilidade urbana defenderam em evento em São Paulo o chamado modelo curitibano, adotado também em Bogotá, México e na China como solução viária de transporte público.

"Eu defendo o Bus Rapid Transit (BRT) porque é o que pode acontecer mais rapidamente, com mais baixo custo e excelente qualidade", diz o arquiteto e ex-governador Paraná, Jaime Lerner. Segundo ele, os corredores de ônibus foram mal aplicados em São Paulo e Porto Alegre, pois a passagem ainda é cobrada no interior dos veículos e não nas estações.

Ele afirma que os corredores da capital paranaense são capazes de transportar até 2,3 milhões de pessoas por dia, mais que o sistema de metrô e trem de subúrbio do Rio de Janeiro. "Com um projeto bem feito, é possível colocar veículos que circulem a intervalos de até 30 segundos", diz Lerner.

Ele afirma que, em alguns casos, pode ser avançar com linhas de metrô, diz que o BRT é indispensável. "Você sempre vai precisar de um BRT de qualquer maneira", diz.

Segundo o engenheiro Wagner Colombini Martins, responsável por um programa de implantação do sistema BRT na África do Sul em 2010, a cobrança da passagem antes do embarque é fundamental para a melhor mobilidade dos ônibus. "A passagem cobrada na catraca dentro do ônibus acaba formando filas, gerando congestionamentos e poluição atmosférica", diz.

Para ele, que diz ter encontrado dificuldades em relação aos detentores das linhas de ônibus na África do Sul, a maior dificuldade para implantar o sistema no Brasil é a desapropriação dos espaços. "Precisamos resolver o transporte de superfície com o mínimo de desapropriações possível", defende.

Lerner e Martins estiveram em São Paulo para o 22º Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transporte Público (NTU) e a Feira Transpúblico, na zona sul da capital paulista.



Fonte: TERRA

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