quarta-feira, 8 de julho de 2009

Greve dos operários poderá prejudicar andamento das obras para a Copa

Em nota oficial, Comitê Organizador da Copa disse esperar que a questão se resolva dentro de uma semana

Uma greve iniciada nesta quarta-feira por mais de 70 mil trabalhadores da construção civil da África do Sul paralisou as obras de infraestrutura e até dos estádios para a Copa do Mundo de 2010. A União Nacional dos Mineradores, que também representa os operários, exige um reajuste salarial entre 13% e 15% para retomar as atividades - a oferta das empreiteiras foi de 10,4% de aumento. Em frente ao estádio Soccer City, em Joanesburgo, palco da abertura e do encerramento do Mundial, centenas de operários marcharam com pedaços de pau nas mãos.



- Nós vamos permanecer em greve até 2011 se nossas demandas não fortem atendidas - ameaçou o porta-voz do sindicato, Lesiba Seshoka.
Em nota oficial, o Comitê Organizador da Copa disse esperar que a questão se resolva dentro de uma semana. Caso isso aconteça, os planos de entregar todos os estádios do Mundial até o final do ano não seriam afetados. Dos dez estádios que serão utilizados, cinco ainda não estão prontos.

- É importante dizer que a constituição da África do Sul permite que qualquer cidadão faça greve na luta por seus direitos. Então é algo que não podemos impedir. Mas nós e a Fifa sabemos que isso não vai afetar o cumprimento de nossos prazos. Vamos entregar todos os estádios com seis meses de antecedência – garantiu o chefe do Comitê Organizador Irvin Khoza.

Entre as obras prejudicadas com a paralisação estão a modernização dos aeroportos de Durban e da Cidade do Cabo, a construção de uma linha de trem rápido em Joanesburgo, além dos estádios para a Copa de 2010.

Estádios Situação
Joanesburgo (Ellis Park) Pronto
Joanesburgo (Soccer City) 90% pronto
Pretória Pronto
Rustemburgo Pronto
Blomfontein Pronto
Porto Elizabeth Pronto
Polokwane 85% Pronto
Nelspruit 84% Pronto
Durban 80% Pronto
Cidade do Cabo 75% Pronto


Fonte: Globo Esporte.com

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO