Parceiros para projetos da Copa saem em agosto
Dentre os projetos, existe a expectativa de instalação do VLT em todas as cidades-sede
O ministro das Cidades, Marcio Fortes, afirmou ontem (23) que deverão ser definidos no próximo mês os apoiadores e parceiros para os projetos de transportes, visando a Copa do Mundo de 2014.
O anúncio aconteceu durante a assinatura de um contrato de financiamento entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Distrito Federal com a multinacional francesa Alston para aquisição de 12 novos trens para o Metrô de Brasília. O contrato é de R$ 325 milhões, dos quais R$ 260 financiados pelo BNDES.
Durante seu discurso, na abertura da solenidade, o presidente da Alston Brasil, Philippe Delleur, afirmou que existe expectativa de implantação de Veículos Leves sobre Trilho (VLT) em todas as cidades-sede da Copa 2014. Dentre as 12 cidades-sede, pelo menos duas - São Paulo e Brasília - já têm projeto para implantação desse modal.
A Alston está sob investigação internacional por irregularidades em contratos firmados com o Metrô de São Paulo, mas para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, isso não é motivo de impedimentos para assinatura de contratos de financiamentos com a empresa.
"Esses fatos estão sob investigação. Até que alguém seja declarado culpado por algo que a Justiça decida, não posso pré-julgar. O que estou verificando aqui é a importância de manter empregos", afirmou em entrevista coletiva à imprensa.
Fonte: DCI