Trem-bala: governo anuncia estudo sobre o sistema
Estudo da ANTT avalia custos, traçado e impactos ambientais do novo transporte
Foi divulgado ontem pelo governo federal estudo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) detalhando o projeto do trem-bala, ou TAV - Trem de Alta Velocidade, sistema de transporte ferroviário que irá ligar as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. O estudo avalia o serviço sob vários aspectos, a começar pela conceituação do sistema, com relatos de experiências de trens rápidos em outras partes do mundo. Apresenta ainda possibilidades de traçados, simulações do sistema operacional e estimativas de custos, impactos ambientais e análise das condições do solo onde deverá ser implantada a obra. Estes dados apontam para a modelagem econômico-financeira e de concessão do empreendimento, em preparação.
Quanto vai custar o trem-bala
Para o passageiro, dependendo do horário ou da classe da viagem escolhida, a viagem no trem-bala poderá sair num valor entre R$ 150 a R$ 325. Já o custo da implantação do sistema, segundo o estudo da ANTT, está calculado em R$ 34,626 bilhões, bem acima dos US$ 11 bilhões estimados inicialmente no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, ressalta porém que nessa época, não havia ainda projeto ou estudos de traçado. E explica que o custo elevado do trem-bala decorre da complexidade da obra, cujo trajeto envolve muitos túneis e a travessia pela Serra das Araras. "Estas condições especiais elevam o custo, muito mais do que se o terreno fosse plano", justifica.
Mesmo assim, Figueiredo está convicto de que o projeto é viável, e admite a participação do estado no custeio da implantação do trem-bala. É o que saberemos no "próximo capítulo" deste projeto, logo que for concluída a avaliação econômica e financeira do projeto, aguardada para breve.
Informações completas do estudo estão disponíveis no site da ANTT: www.tavbrasil.gov.br/