Copa 2014 ainda não tem "cara"
Identidade visual do mundial não foi escolhida
A Copa do Mundo de 2014 ainda não tem uma “cara”. A Fifa não se manifesta em relação à criação da identidade visual do mundial – não se sabe nem mesmo se algum escritório de design já foi escolhido. Mas não existe motivo para pressa. “Há bastante tempo para desenvolver o visual do evento”, garante Bruno Lemgruber, diretor da ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos do Brasil.
A ADG foi contatada pela Fifa para servir de intermediária entre a federação e os designers brasileiros. Após promover esse contato, a ADG retirou-se do processo, e não participa da escolha da empresa que desenvolverá a “cara” da Copa. “Mas acredito que ainda não haja nenhum resultado, porque seríamos os primeiros a saber”, diz Lemgruber.
O designer explica que, uma vez selecionado o escritório de design, começa um longo processo que culmina com a criação do mascote do mundial. “O personagem que vai representar o país da Copa envolve uma relação mais próxima com a população. Por isso, a tendência é deixar a criação deste para segunda instância, quando o processo estiver mais maduro”, explica.
Lemgruber garante que não há motivos para preocupações com o tempo gasto na criação da identidade do mundial. “Tenho certeza que a Fifa não vai bobear com uma Copa do Mundo, principalmente no Brasil. A relação do país com o futebol pode fazer o evento realizado aqui virar um grande exemplo”, afirma.