"Natal tem tudo para ser a melhor sede", diz Orlando Silva
Ministro do Esporte elogiou a capital potiguar durante o 2º Fórum Legislativo das cidades-sede
O Ministro do Esporte, Orlando Silva, rasgou elogios a Natal, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, durante visita técnica à capital potiguar nesta quinta-feira (10/9). “Natal tem tudo para ser a melhor sede da Copa. Fico feliz de saber que governo e prefeitura estão de mãos dadas nesta oportunidade ímpar de promover o país”, afirmou o empolgado membro do governo Lula, que também participou do "2º Fórum Legislativo das Cidades-sede".
Promovido pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados e pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal, o evento começou com duas horas de atraso – 16h30 – e foi realizado na Assembléia Legislativa do RN, em Natal. A primeira edição foi em Manaus, no mês passado.
Depois dos inflamados e otimistas discursos políticos, dois painéis técnicos foram expostos, já no início da noite. O primeiro – "Estratégias, Metas e Obstáculos" – foi apresentado pelo secretário de Turismo e presidente do Comitê Executivo para a Copa em Natal, Fernando Fernandes. Ele fez uma síntese de todas as ações que vêm sendo feitas para que Natal cumpra todos os prazos estabelecidos pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) e explicou como devem ser elaboradas as obras.
O Portal 2014 já havia adiantado, em primeira mão, em entrevista publicada mês passado, grande parte das informações divulgadas ontem no painel técnico.
No segundo painel, a prefeita de Natal, Micarla de Souza, reforçou a importância de um evento como a Copa do Mundo que, segundo ela, trará um "choque de desenvolvimento" à cidade. A chefe do executivo esboçou medidas que estão sendo tomadas para seguir à risca os prazos da Fifa e divulgou em primeira mão a criação da Escola Municipal de Inglês, com o objetivo de capacitar a população que receberá os turistas. A mesa foi presidida pelo deputado federal potiguar, Fábio Faria.
O fórum contou ainda com a presença de representantes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do Ministério do Turismo, do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, dos conselhos nacionais de Turismo e do Comércio, além de vereadores de Natal, deputados federais e estaduais do Estado, entre outras autoridades.
Fonte: Portal Copa 2014