Mais um passo para o novo Mineirão
Licitação para a segunda etapa de obras foi lançada na última sexta (16/4)
A próxima etapa da reforma do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, começou. Na última sexta-feira, o governo do estado publicou o edital para a segunda fase de obras no Diário Oficial do Estado.
As obras do Mineirão começaram em janeiro, com trabalhos de análise e correções estruturais, atividades que puderam ser realizadas com o estádio aberto e recebendo jogos dos grandes clubes da capital mineira. Isso muda a partir de agora.
O escopo da segunda etapa das obras, orçada em pouco mais de R$ 3 milhões pelo Departamento de Obras Públicas, inclui a demolição de grande parte das arquibancadas inferiores e instalações existentes próximas ao fosso, além de obras de escavação e rebaixamento do campo. A proposta é que, no futuro Mineirão, os melhores assentos sejam próximos ao campo, a exemplo do que acontece nas arenas europeias.
O Mineirão fecha em junho para as novas obras. Assim, o estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, receberá os jogos dos clubes da capital (América, Atlético-MG e Cruzeiro). O estádio de Sete Lagoas está em fase final da reforma e substituirá o Mineirão até que as obras do Independência estejam terminadas.
Neste momento, o Independência também passa por reformas e, quando estiver pronto, será um espaço com múltiplas funções além de receber jogos. O estádio do bairro Horto será a casa de América, Atlético e Cruzeiro até 2012, além de ser opção para outras atividades, como servir de base camp durante a Copa das Confederações e o Mundial de 2014.
A abertura das propostas financeiras desta segunda etapa de obras no Mineirão está prevista para o dia 26 de maio, às 9h. Vence a concorrência quem oferecer o menor preço.
A estimativa do governo que as intervenções sejam concluídas em novembro, quando poderá ser colocada em ação a licitação para a última fase da modernização do estádio. Nessa fase ocorrerão intervenções mais complexas, como a construção de um novo anel inferior, o aumento do conforto em todos os assentos e setores do campo, a eliminação do fosso (exigência da Fifa) e o aumento da cobertura do estádio, que passará a cobrir também o gramado.
Fonte: Portal da Copa 2014