sexta-feira, 17 de julho de 2009

Governo desenvolve sistema para monitorar torcidas organizadas na Copa

Ministério da Justiça pretende monitorar organizadas e atuação de "terroristas" durante o evento



A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça anunciou que já está desenvolvendo sistemas de inteligência capazes de monitorar torcidas organizadas e a atuação de “terroristas” durante a Copa do Mundo de 2014.

Durante um encontro nacional de chefes dos organismos de inteligência realizado ontem (15/7) em Brasília, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Evandro Bruno, explicou que a secretaria deve apenas coordenar e padronizar os procedimentos policiais que serão colocados em prática no evento esportivo.

Na abertura do evento, o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, entregou aos chefes de órgãos estaduais a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública – documento que reúne orientações para a condução dos trabalhos de inteligência no Brasil.

Além do esquema de segurança para a Copa do Mundo de 2014, temas como inteligência e direitos humanos e a instalação de um Conselho Especial do Subsistema de Inteligência em Segurança Pública também foram discutidos. O objetivo, de acordo com o Ministério da Justiça, é fortalecer as redes de informações para que conhecimentos sejam compartilhados de forma integrada.




Fonte: Agência Brasil

Read more...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Conmebol formaliza convite para o Japão disputar a Copa América 2011

Próxima edição da competição será disputada na Argentina. Equipe japonesa participou em 1999 e foi eliminada na primeira fase



O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Nicolás Leoz, confirmou nesta quarta-feira, durante evento de apresentação da final da 50ª edição da Taça Libertadores, em Belo Horizonte, entre Cruzeiro e Estudiantes, que convidou o Japão para a disputa da Copa América de 2011, que será disputada na Argentina.

Caso o convite seja aceito, será a segunda participação japonesa na competição. Em 1999, no Paraguai, a seleção asiática aceitou o convite e foi eliminada na primeira fase, com apenas um ponto em três partidas, conquistado num empate com a Bolívia.

Questionado sobre o motivo do convite, já que se trata de uma seleção asiática, Leoz usou o exemplo de México e Estados Unidos, que não são filiados à Conmebol (são membros da Concacaf, que reúne confederações das América do Norte, Central e do Caribe), mas jogam a Copa América como convidados.

- Queremos sempre estar irmanados com países de outros continentes. Esse é o motivo. Em 1999, o Japão já participou sem nenhum problema - afirma o presidente da Conmebol.


Fonte: Globoesporte.com

Read more...

Pelé mantém o palpite: Espanha é favorita à Copa

A surpreendente derrota da Espanha para os Estados Unidos na semifinal da Copa das Confederações não mudou a aposta de Pelé. Na opinião do Rei, a "Fúria" segue como favorita ao título da Copa do Mundo do ano que vem.

"Perder ou ganhar faz parte do futebol. Sem dúvida nenhuma, a Espanha é a melhor equipe do mundo hoje", comentou Pelé, durante evento em São Paulo nesta quarta-feira. "Eles perderam para os Estados Unidos como os norte-americanos também poderiam ter vencido o Brasil", destacou.

Pelé ainda foi mais longe e comparou a situação com a "Tragédia do Sarriá", como ficou conhecida a eliminação do favorito Brasil diante da Itália na Copa de 1982.

"O Telê Santana tinha a melhor equipe, a que todo mundo dizia que ia ser campeã, e perdeu para a Itália, que era o pior time. Acontece e é por isso que o futebol é apaixonante", afirmou.


Fonte: Gazeta Esportiva.net

Read more...

Inscrições para o programa de voluntários da Copa 2010

Para participar, o candidato deve ser maior de 18 anos e estar disponível para o treinamento



A partir de 20 de julho, quem estiver interessado em trabalhar como voluntário na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, já pode fazer sua inscrição pelo site da Fifa. Serão abertas 15 mil vagas para atuar nas áreas de transporte, mídia e segurança, entre outras. Os inscritos poderão escolher em quais das dez cidades-sede do torneio querem se hospedar e trabalhar.

Para ser um voluntário da Copa da África do Sul, o interessado precisa ter 18 anos completos até março de 2010 e inglês fluente. Os inscritos deverão ter passaporte válido para o período do torneio, que acontece entre os meses de junho e julho de 2010, além de uma permissão para trabalhar como voluntário emitida pela Fifa.

O processo de candidatura e preparação do voluntário será concluído em diferentes etapas. Os interessados deverão estar disponíveis para atender a todas elas e comparecer à entrevista e ao treinamento.

Para a Copa das Confederações, realizada em junho deste ano, também na África do Sul, a Fifa recebeu 40 mil inscrições para 4 mil vagas de voluntários.


Serviço
Programa de Voluntários 2010
Data de inscrição: a partir de 20 de julho

www.fifa.com/worldcup/organisation/volunteers/index.html




Fonte: Gazeta Esportiva.net

Read more...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Trem-bala vai desafogar ônibus e aviões

Licitação para as obras sai no segundo semestre, garante o governo


O trem de alta velocidade (TAV), um dos pilares do governo federal para apoiar a logística de transporte de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014, deverá ter mais utilidades do que permitir somente o vai e vem de torcedores entre os jogos. Estudos divulgados sobre o projeto apontam que o novo trem, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas, pode abocanhar 53% do tráfego entre os dois Estados, com potencial para tirar 67% da demanda atendida pelos ônibus, reduzir 47% das viagens de automóveis e quase 50% do volume da ponte aérea.

"A licitação para as obras acontece no segundo semestre", afirmou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante a apresentação do sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no mês passado. O projeto está inicialmente orçado em US$ 11 bilhões e deve ser executado com a ajuda de parcerias no setor privado. Empresas japonesas e francesas estão interessadas na concessão do serviço e no fornecimento de equipamentos.

O governo prevê de oito a onze estações para o percurso. No Rio de Janeiro, pode haver paradas na estação Leopoldina, Galeão e na cidade de Volta Redonda. Em São Paulo, estão previstos seis pontos: São José dos Campos, Jundiaí, Aparecida do Norte, Campo de Marte, Guarulhos e no aeroporto de Viracopos, em Campinas. O tempo do percurso entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo poderá ser feito em 1h45min.

A linha terá 530 quilômetros de trilhos, sendo 130 quilômetros em túneis e viadutos. A previsão é de que serão transportados, por ano, entre oito e dez milhões de passageiros. O fluxo diário pode chegar a 22 mil pessoas, com o preço da passagem estimado em R$ 120. Os estudos que determinarão o número de estações, velocidade de transporte e tarifas devem ser concluídos nos próximos meses.

O projeto do TAV foi anunciado pelo Ministério dos Transportes em junho de 2007. A previsão inicial era que o edital de licitação fosse lançado em agosto do mesmo ano. No início deste mês, o Ministério dos Transportes informou ao Valor que o governo federal ainda finaliza a análise dos estudos de viabilidade do trem-bala para "dar início à fase de consultas públicas que integram o processo de licitação."

Em maio, foram apresentados os resultados dos estudos geológicos e emitido um termo de referência para o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental). O governo também analisa a constituição de uma empresa para coordenar a transferência de tecnologia ferroviária durante a implantação do projeto. A Empresa de Pesquisas Ferroviárias (EPF) será responsável por estudos de futuras linhas de metrô e trens, além de elaborar um planejamento estratégico para o setor.

Um decreto presidencial incluiu o trem-bala no Programa Nacional de Desestatização. O PND facilita a transferência de projetos do governo que poderiam ser melhor gerenciados pelo setor privado. Segundo a ministra da Casa Civil, já foi feito um mapeamento de tecnologias de trens de alta velocidade que interessam ao Brasil. Empresas japonesas e francesas já confirmaram interesse comercial no empreendimento.

O Japão, com uma linha inaugurada em 1964, é considerado pioneiro na implantação de trens de alta velocidade. Já a França é dona do recorde mundial em trens rápidos. "O modelo V150 atingiu 574,8 km/h em 2007", lembra Eric Farcette, gerente de infraestrutura de transporte da missão econômica da Embaixada da França no Brasil. A velocidade do trem brasileiro ainda está em estudo.

Na França, dona de uma malha viária de 1,8 mil quilômetros de linhas de alta velocidade, as pesquisas que desenvolveram o conceito do TGV (Train à Grande Vitesse ou Trem em Alta Velocidade) começaram em 1965. A primeira linha do TGV saiu do papel em 1981, ligando Paris a Lyon. Hoje, a Alstom fornece 70% dos trens que circulam a mais de 300 km/h, em todo o mundo.

"O governo francês vai investir € 70 bilhões até 2020, em mais dois mil quilômetros de linhas de alta velocidade no país", diz Farcette. Segundo o gerente, empresas francesas como a Alstom, SNCF e Systra estão interessadas em trabalhar na implantação do trem brasileiro.

No Japão há interesse por parte de, um consórcio formado pela Mitsui, Mitsubishi Heavy Industry, Toshiba e Kawasaki "Vamos participar se o empreendimento for financeiramente viável", adianta o vice-presidente da Mitsui-Brasil, Masao Suzuki, que aguarda informações mais esclarecedoras sobre o projeto.

Para o secretário de transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, a criação do trem-bala pode se inspirar nos planos de infraestrutura asiáticos, que acolhem investimentos públicos e privados para as obras. "A China vai construir 30 mil novos quilômetros de trilhos até 2014 e 13 mil quilômetros serão reservados para o transporte de alta velocidade", diz Lopes, de Xangai, onde cumpre viagem oficial. "Do total de recursos, o ministério chinês das ferrovias deve entrar com apenas 15%."

O modelo financeiro do projeto brasileiro precisa de dinheiro público para que o custo da passagem seja acessível, diz Marcus Quintella, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do mestrado em transportes do Instituto Militar de Engenharia.



Fonte: Valor Econômico

Read more...

Depois de uma semana, greve termina na África do Sul

Depois de sete dias parados reivindicando melhores salários, cerca de 70 mil trabalhadores envolvidos em obras da construção civil na África do Sul chegaram a um acordo com os patrões e retornaram normalmente às atividades.

O fim da paralisação é um alívio para a Fifa e para as autoridades do país, pois quatro dos dez estádios da Copa do Mundo de 2010 tiveram suas obras estagnadas desde o início da greve, assim como as reformas nas principais rodovias e também nos aeroportos.

"Conseguimos uma boa oferta e a greve terminou", disse Lesiba Seshoka, porta-voz da entidade que representa os trabalhadores do país, satisfeito com os 12% oferecidos pelos patrões para selar o acordo - a pedida inicial era de 13%.

O prazo dado pela Fifa para que as obras sejam finalizadas é dezembro deste ano, já que o Mundial terá início em 11 de junho de 2010. O Soccer City, principal estádio do próximo Mundial, é o que está mais atrasado e tornou-se prioridade na volta dos grevistas ao trabalho.



Fonte: Gazeta Esportiva.net

Read more...

terça-feira, 14 de julho de 2009

João Pessoa será beneficiada com obras de infraestrutura para a Copa

Segundo o ministro do Turismo, cidade receberá US$ 23 mi de investimentos no turismo



No XI Fórum dos Governadores do Nordeste, na última sexta-feira (10/7), o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto, listou ações em cidades que servirão de apoio para a Copa de 2014. Uma delas foi João Pessoa, que se localiza entre Natal e Recife, duas das quatro sedes nordestinas.

O ministro afirmou que a Copa do Mundo de 2014 será não só das doze cidades sedes, mas também dos 65 destinos indutores do turismo, que receberão obras. Segundo Barretto, João Pessoa certamente abrigará a delegação de alguma equipe estrangeira e receberá milhares de turistas.

Barreto anunciou investimentos nas áreas de hotelaria, estradas e saneamento básico, além de recursos para qualificação profissional, aeroportos e outras ações. O governador da Paraíba mostrou ao ministro que, apesar das grandes redes hoteleiras de Natal e Recife, a capital da Paraíba será muito necessária à chamada "rota da Copa". O ministro também destacou obras de saneamento básico no Vale do Jaguaribe.

Os recursos para a realização das obras virão do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) que pretende, nos próximos quatro anos, investir cerca de US$ 1 bilhão em quatro áreas das doze cidades-sede da Copa 2014: hotelaria, infraestrutura, promoção e marketing, capacitação e qualificação. O conjunto de ações destinará 20% para promoção e marketing, 20% para qualificação profissional e 60% para obras de infraestrutura. Nesta terceira linha, a Paraíba já teve carta-consulta aprovada no valor de US$ 23 milhões de dólares. Outros recursos ainda poderão ser aprovados.


Fonte: PB Agora

Read more...

Navios de cruzeiros para a Copa 2014

Jorge Hori, blogueiro do Portal, comenta a viabilidade dos cruzeiros marítimos durante a Copa



Com a grande oferta de cruzeiros marítimos no Brasil a partir do final do ano, que já recheia as páginas dos jornais e das revistas, parece que o país já entrou definitivamente no circuito internacional dos cruzeiros marítimos.

O que nos leva a imaginar que poderia ser uma solução para a carência de hospedagem em algumas das cidades escolhidas como sede dos jogos da Copa 2014. O ministro do Turismo tem essa impressão.

Há que fazer, no entanto, a diferençiação entre a presença de navios estrangeiros de turismo no Brasil e a presença de turistas estrangeiros em cruzeiros no Brasil.

Segundo a Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas), na temporada 2007-2008 estiveram no Brasil 14 navios regulares, nos meses de outubro a abril, com 738 escalas no país (em apenas 18 portos), transportando 396.119 passageiros, dos quais 48.969 estrangeiros, ou pouco mais de 10%.

Segundo a mesma fonte, na temporada 2008-2009 esses números teriam subido para 445 mil turistas nacionais e 75 mil passageiros internacionais.

Na realidade, o que ocorre é o deslocamento dos navios de cruzeiros do Mediterrâneo e da Europa, na maioria dos casos, no período de novembro a abril – quando lá é outono e inverno – para maior aproveitamento das embarcações.

São destinados à costa brasileira, para cruzeiros domésticos, atendendo – predominantemente – aos turistas brasileiros.
Segundo a Abremar, 13,2 milhões de passageiros viajaram em cruzeiros em todo o mundo em 2008. O Brasil teve cerca de 500 mil viajantes, representando uma fatia de 4% do total.

O principal mercado emissor do turismo marítimo são os EUA, da Costa Leste, com destino ao Caribe.

O percentual maior dos cruzeiros é das viagens entre 3 a 4 dias, seguida das viagens de 7 a 8 dias. Nas primeiras, abrange “feriadões” como o dos paulistas no final de semana do 9 de julho (altamente prejudicado pelas chuvas), e, na segunda, uma semana completa. Viagens com duração maior, para envolver férias mais amplas, têm frequência menor, até porque se tornam muito onerosas.

O Nordeste brasileiro poderia ser uma extensão para os cruzeiros marítimos dos norte-americanos, mas dificilmente além do Recife. Salvador já estaria fora do circuito regular, exceto pela demanda do carnaval. Nesse caso, poderia, excepcionalmente, receber turistas estrangeiros num circuito envolvendo dois a três dias em Salvador.

O período da permanência dos navios de cruzeiros marítimos no Brasil começa em novembro e termina em abril, com alguma antecipação ou postergação. No período de junho e julho, quando ocorre a Copa do Mundo, os navios deverão estar no hemisfério norte.

No entanto, as entidades do “trade turístico” acreditam na possibilidade de ter os navios no período da Copa, como consta do documento da Câmara Brasileira de Turismo da CNC, juntamente com as entidades da cadeia produtiva.

Entrei em contato com duas dessas entidades para obter informações sobre o assunto. Abaixo, reproduzo trechos das respostas que me enviaram.

ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis)
Fretamento de navios de cruzeiros para, durante a Copa do Mundo de 2014, estabelecermos uma rota pela costa brasileira, levando o público para assistir aos jogos e servindo, ainda, como meio de hospedagem. Vale notar que, em julho, esses navios estão mais disponíveis, devido aos furacões no Caribe.

Abremar
As empresas marítimas representadas por nossas associadas estão motivadas a programar cruzeiros internacionais com destino ao Brasil durante o evento
(Copa do Mundo de 2014), desde que removidos os obstáculos a seguir descritos.

Os navios poderão fazer escalas em diversos portos nacionais, assegurando geração de renda e empregos locais, e possibilitando a assistência de jogos nas cidades costeiras ou distantes até uma hora de vôo delas.

Todavia, esse enorme potencial está, no momento, inviabilizado pelo anacronismo normativo brasileiro, que tem inibido a vinda de cruzeiros marítimos internacionais para o País, a começar por seu conceito equivocado e divergente.

Na omissão legal sobre o que seja cruzeiro de cabotagem, caberia, por analogia, adotar a lei aplicável a voo internacional e doméstico, aquele iniciado ou terminado em país estrangeiro, esse iniciado e terminado em território nacional.

Os principais obstáculos que existem para o incremento desse importante modal de transporte são:

  • A exigência de visto de trabalho temporário, tipo V, para tripulantes que não possuam Carteira de Marinheiro;
  • O descumprimento de norma internacional, subscrita pelo Brasil, que dá preferência á atracação de navios de passageiros, impondo-lhes o custo da retirada de navios de carga e de sua permanência ao largo;
  • A inexistência de controle de reservas de visitas e atracações, o que obriga os navios a fundearem em locais que comportam um reduzido número de embarcações ou, até, os proíbe de atracar.

Diante dessas considerações, permanecem as dúvidas sobre a viabilidade real de uso dos navios de cruzeiros marítimos para movimentar os turistas durante a Copa 2014, levando em conta a disponibilidade dos navios e os locais dos jogos.

Em função da tabela dos jogos, o navio poderá fundear num porto, com os torcedores para o primeiro jogo. Mas depois terão que se locomover por via aérea ou rodoviária, para os demais jogos, retornando ao porto de origem.

As seleções não fazem todos os seus jogos numa única cidade, conforme já foi mostrado em artigo anterior referente à logística aérea.



Jorge Hori é consultor do SINAENCO – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva e responsável pelo blog Inteligência Estratégica – Jorge Hori (http://iejorgehori.blog.uol.com.br)



Fonte: Portal Copa 2014

Read more...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Estamos ou não preparados?

Após a escolha dos locais que irão sediar os jogos da Copa do Mundo no Brasil em 2014 mais uma questão é levantada. Afinal de contas, as cidades escolhidas estão ou não preparadas para receber a quantidade de turistas previstos? Estão preparados para receber os jogadores e toda a equipe?
Por incrivel que pareça, sabíamos que as únicas cidades, digamos que um pouco preparada para todo esse evento, são Rio de Janeiro e São Paulo. As outras cidades sedes ainda vão precisar construir os estádios com toda infraestrutura exigida pela FIFA.
Até ai tudo bem. Passado o sufoco de estádio, a preocupação é outra, mas inserida em um mesmo pacote. Segurança, quantidade de hoteis nas cidades para receber os visitantes, disponibilidade de horários de aviões para se fazer viagens de uma cidade a outra entre outros milhares de requisitos.
Ufa! Tanta coisa para ser revolvida de uma vez só, e temos apenas 4 anos para darmos um jeito em tudo isso. Será que é possivel? Se é tempo suficiente, não sabemos. Mas que é necessário que todas as medidas sejam tomadas de forma correta e sem preguiça, para que tudo saia dentro dos conformes, isso é uma certeza. E ai sim poderemos começar a contagem regressiva para os jogos tão esperados dos últimos tempos.

Por Alê

Read more...

Hotelaria das cidades-sede pode receber recursos do BNDES

O ministério do Turismo negocia uma linha específica para o parque hoteleiro das sedes da Copa



O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou na última sexta (10/7) que negocia com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) uma linha de crédito específica para o parque hoteleiro das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

“Na última terça-feira (7/7), demos início às negociações com o BNDES para a criação de uma linha de crédito específica para a reforma e readequação do parque hoteleiro das cidades-sede. Esta é uma atividade totalmente privada, mas nosso papel é criar condições para colaborar com o setor", adiantou o ministro.

Barretto reafirmou também que estão avançadas as negociações entre o governo federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para criar uma nova linha de crédito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) destinada às sedes da Copa do Mundo de 2014.

“Nossas equipes técnicas já se reuniram com o BID e é grande a chance de ampliarmos em mais US$ 1 bilhão os investimentos no turismo”. O crédito é exclusivo para obras de infraestrutura turística, qualificação de mão de obra, promoção e hotelaria.

O Prodetur é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o BID, por meio da qual estados e municípios brasileiros podem acessar linhas de crédito para investimentos em turismo. O programa encerrou 2008 com US$ 741 milhões em financiamentos aprovados. Desse total, US$ 383 milhões serão destinados a obras de infraestrutura em seis estados do Nordeste: Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Sergipe.

“Esses investimentos já têm contribuído para mudar o perfil sócio-econômico do Nordeste, dando grande impulso à atividade turística. Mas, principalmente, melhorando a qualidade de vida dos nordestinos“, observou Barretto.

Em relação à qualificação profissional, Barretto frisou a parceria do MTur com a Fundação Roberto Marinho, que inicia em agosto a capacitação de mais de 80 mil profissionais de turismo nos idiomas inglês e espanhol, e a inserção de 26 mil beneficiários do Programa Bolsa Família no setor turístico programadas por meio do Plano Setorial de Qualificação (Planseq).

A questão da promoção teve grande relevância na fala do ministro. “O Brasil estará na vitrine do mundo durante a Copa, que é a maior janela de oportunidade para divulgar o país. Com isso, será nossa oportunidade de projetar e reforçar a boa imagem do Brasil”.



Fonte: Ministério do Turismo

Read more...

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO