domingo, 14 de junho de 2009

Seleção se policia para eliminar padrões de 'Carnaval de Weggis'

As amargas lembranças do Brasil na Copa de 2006 e de sua desastrada preparação vieram à tona na largada para o primeiro torneio com o selo 'Fifa' depois do Mundial da Alemanha. A seleção iniciou nesta semana o estágio preparatório para a Copa das Confederações na África do Sul com atenção para abortar qualquer sinal de repetição dos detalhes rocambolescos dos treinos do time de Parreira em Weggis, na Suíça, há três anos.


No primeiro treino em solo sul-africano antes da Copa das Confederações, o Brasil se exercitou diante de um público entusiasmado de cerca de 8 mil pessoas no estádio Seisa Ramabodu, em um bairro pobre de Bloemfontein.

O clima festivo da sexta-feira trouxe à memória o cenário de Weggis, pacata cidade suíça transformada em evento de massa de 13 dias, com torcida barulhenta, badalação, música em treino e interação exagerada dos jogadores.

Após o fracasso na Copa da Alemanha, a preparação na Suíça foi tratada, mesmo internamente na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), como o ponto 'onde tudo desandou'. Jogadores protagonistas do grupo de 2006 criticaram o planejamento de treinos, entre eles Ronaldo, que rotulou Weggis como "circo". Parreira também fez seu 'mea culpa' publicamente.

Na África do Sul, a primeira lembrança à preparação de 2006 teve reações para conter qualquer possibilidade de comparação. Em campo, apesar da festa nas arquibancadas, os jogadores adotaram interação discreta. No dia seguinte, se anunciou que a seleção já não treinaria mais com portões abertos aos fãs, para que "Weggis não seja lembrada".

"A nossa preparação não foi a ideal. Tirou um pouco da nossa concentração, tirou um pouco o foco de toda a equipe. Esse é um dos principais fatores que viram lição para a próxima Copa, para não nos atrapalhar", comentou o zagueiro Lúcio, capitão da seleção e integrante da equipe que disputou a Copa de 2006.

O policiamento pessoal em relação aos episódios de três anos atrás vai além. Recentemente, em compromisso com a seleção brasileira, Robinho disse que passaria a evitar os malabarismos com a bola, em menção às cenas que ficaram marcadas como exibicionismo gratuito na preparação de 2006, também através dos pés, cabeça e nuca de Ronaldinho Gaúcho.

Desta forma, anunciadamente 'focada', a seleção brasileira treina neste domingo no estádio Free State, local da partida de segunda-feira contra o Egito (11h, de Brasília), no primeiro jogo pela Copa das Confederações.

O Brasil integra o grupo B da Copa das Confederações e, além do Egito, enfrenta na primeira fase as seleções de EUA e Itália. As duas melhores equipes da chave avançam às semifinais.

CIDADES SEDE DA COPA DE 2014

Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Porto Alegre
Curitiba
Brasília
Cuiabá
Manaus
Fortaleza
Salvador
Recife
Natal

FALE CONOSCO

VISITAS


CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA DE 2010

::. COPA NEWS .:: - EMPRESA GUSTIN 2009

VOLTAR AO TOPO